sábado, abril 23, 2011

Ser latino é bárbaro

a Silvio Tendler

Eu não sinto como eles sentem
               não pretendo ser cool
            ignoro a ideia de looser
                          prefiro a espiral ao pragmatismo
                          minhas sensações são fortes e em torrentes

Não sou ocidental
              como me querem
                       fazer acreditar

Sou latino e sou brasileiro

Não idolatro intelectuais
                     mas tenho uma ternura sem fim pelos nossos criadores

        Boal; Freire; Solanas; Aleia; Sarlo; Rocha; etc..

mas não são só sobrenomes, Ms. e Mrs.!

        Augusto; Paulo; Fernando; Santiago; Beatriz; Glauber; etc...

Os EUA e a Europa estão
               lá, no mapa
azucrinando e querendo ordenar o mundo

e embora eu os carregue,
        arraigados comigo,

é no meu sistema
                   digestivo que levo esse cartesianismo
    e o expurgo dia a dia
                      no toalete
                      e
                      num ou outro momento de descuido

se
quisermos nos perceber
cabe-nos buscar
               nossa latinidade

o paradigma é invertido:

         macaco é aquele que
imita ininterruptamente
         o norte-americano e o europeu

Não é fácil,
               o
               sul-americanismo
não está nas prateleiras

mas basta se
deixar invadir pelo bárbaro
                       reprimido
que habita
                 cada um de nós

e assim ser, amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário